O Wii é um console de videogame doméstico produzido pela Nintendo. É um videogame da sétima geração e o quinto console da Nintendo, sucessor do Nintendo GameCube, que foi lançado em 2001 no mercado americano e japonês. Seus principais concorrentes são o Xbox 360, da Microsoft, e o Playstation 3, da Sony. De acordo com o jornal Financial Times, o Wii era o líder de vendas de sua geração em 12 de setembro de 2007, com base nos dados de vendas das empresas Enterbrain, NPD Group e GfK.Insiro no post para download o emulador do Nintendo, o mesmo para o Gamecube, e para rodar os jogos, são necessárias as ISOs dos DVDs. Boa diversão a todos.
História do Nintendo Wii
O Wii foi anunciado oficialmente na feira anual de jogos E3 de 2005 e lançado no mercado no final de 2006. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de abril de 2006, era conhecido como Nintendo Revolution. Seu código de modelo é RVL-001 (cuja sigla vem de ReVoLution).
O console destaca-se pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect24, que permite receber mensagens e atualizações através da internet durante o modo stand-by.
Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames da atual geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos. Em 2010 o Wii vendeu cerca de 20 milhões de consoles,alcançando a marca total de 84,0 milhões de vendas em todo mundo.
O console era conhecido pelo nome de seu código de modelo, "Revolution", até o dia 27 de abril de 2006, antes mesmo de seu anúncio na E3. Quando o seu novo nome foi oficialmente anunciado, mudando para Wii. A mudança acabou gerando revolta, sendo mencionada na rede de televisão estadunidense CNN.
Embora muitos usem o plural do console como "Wiis", a Nintendo afirmou que a forma certa de pronúncia e escrita é "consoles Wii". A forma de como se escreve "Wii", com duas letras "i" minúsculas, se refere a duas pessoas de pé, uma ao lado da outra, que representa jogar em "multiplayer". A Nintendo tem dado diversas razões para esta escolha do nome do console desde o seu anúncio, no entanto, a mais conhecida é a seguinte:
"Wii soa como "nós", em inglês, que enfatiza que o console é para todos. Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa o idioma que falam. Sem nenhuma confusão. Não há necessidade de abreviar. Apenas Wii."
Apesar da Nintendo ter justificado a mudança do nome, alguns desenvolvedores de jogos e membros da imprensa reagiram negativamente sobre ela. Preferindo "Revolution" ao invés de "Wii". O presidente da Nintendo das Americas, Reggie Fils-Aime, reconheceu a reação inicial e ainda explicou sobre a mudança:
"Revolution não é um nome ideal; é longo, e em algumas culturas, é difícil de se pronunciar. Então nós queríamos algo fosse curto, fácil de se pronunciar, e distintivo. Foi assim como o nome foi criado."
Em 31 de janeiro de 2006, a Nintendo anunciou em divulgar as informações do console para o Japão, América do Norte e do Sul, Australásia, a Ásia e a Europa, incluindo as datas, preços e os números das distribuições dos consoles e seus acessórios, sendo que nas Américas a distribuição foi a maior de todas, sendo que 33 jogos já estavam disponíveis durante o seu lançamento. O Reino Unido teve uma grande escassez nas unidades do console quando foi lançado em 8 de dezembro de 2006. O Wii começou a ser distribuído na Coreia do Sul em 26 de abril de 2008 e em Taiwan em 12 de julho de 2008, sendo os últimos países a receberam os consoles, seus acessórios e jogos.
Desde o seu lançamento, o número de vendas mensais do console tem sido maior do que seus concorrentes em todo o mundo. De acordo com os dados das vendas do NPD Group, o Wii vendeu mais unidades nos Estados Unidos do que o Xbox 360 e o PlayStation 3 no primeiro semestre de 2007. Este crescimento das vendas aumenta ainda mais no mercado japonês, onde atualmente é o líder de vendas totais, tendo vendido mais unidades que seus dois principais concorrentes: Playstation 3 e Xbox 360 juntos. Na Austrália o Wii ultrapassou o recorde estabelecido pelo Xbox 360, e acabou se tornando a venda mais rápida em videogames em toda a história da Austrália.
Em 12 de setembro de 2007, foi relatado pelo jornal internacional Financial Times, que o Wii ultrapassou o Xbox 360, que acabou sendo lançado um ano antes, e tinha-se tornado o líder do mercado em consoles domésticos da atual geração, com base dos dados das vendas das empresas Enterbrain , NPD Group, e GfK. Esta é a primeira vez que um console da Nintendo, levou a sua liderança nas vendas desde o Super Nintendo Entertainment System, console que tinha sido lançado em 1990.
Em 11 de julho de 2007, foi dito que o Wii permaneceria um curto fornecimento durante todo o ano de 2007. Reggie Fils-Aime revelou, em dezembro de 2007, que a Nintendo produzia cerca de 1.8 milhões de unidades do console a cada mês, algumas lojas britânicas ainda tinham sua escassez desde o seu lançamento em dezembro de 2006, a procura acabou utrapassando a dos Estados Unidos, chegando a vender tão rapidamente quanto a chegada de seus estoques. Em outubro de 2008, a Nintendo anunciou que, entre outubro e dezembro do mesmo ano, o fornecimento do Wii teve um grande aumento para a América do Norte, tendo a produção de 2.4 milhões de unidades por mês em todo o mundo, comparando com 1.6 milhões por mês durante o ano de 2007.
Em 2007, o Wii foi o segundo console mais vendido (apenas atrás do Nintendo DS) nos Estados Unidos e no Japão, com 6,29 milhões de unidades vendidas e 3,629,361, respectivamente, de acordo com os dados do NPD Group e da Enterbrain. Na Europa, o Wii vendeu 0.7 milhões de unidades em 2006 e 4.8 milhões em 2007, de acordo com as estimativas da Electronic Arts, sendo que em 2008 o console foi o mais vendido no Japão com 2,908,342 unidades, segundo a Enterbrain. Nos Estados Unidos, o Wii vendeu 10.9 milhões de unidades em 1 de julho de 2008, tornando-se o líder da atual geração de consoles domésticos, de acordo com o dados da NPD Group, superando o Xbox 360 que foi lançado um ano antes. A partir do dia 1 de novembro de 2008, o Wii já tinha vendido 13.4 milhões de unidades no Estados Unidos, quase dois milhões a mais do que o Xbox 360 e duas vezes mais que o PlayStation 3, segundo o NPD Group.
No Japão, o Wii superou o número de unidades vendidas de seu antecessor, o Nintendo GameCube, em janeiro de 2008, com 7,526,821 respectivamente a partir do dia 28 de dezembro de 2008, segundo a Enterbrain. De acordo com o NPD Group, o Wii ultrapassou o Xbox 360, se tornando o console doméstico mais vendido de sua geração no Canadá, tendo 813,000 de unidades vendidas até 1 de abril de 2008 nos primeiros seis meses de venda. Segundo o NPD Group, o console já vendeu um total de 1,060,000 de unidades do Canadá, a partir de 1 de agosto de 2008, tornando-se o primeiro videogame a superar a marca de 1 milhão de suas vendas. No Reino Unido, o Wii lidera na geração atual de consoles domésticos, com 4,9 milhões de unidades vendidas, tendo o início em 3 de janeiro de 2009, segundo o GfK. Em 25 de março de 2009, durante a Game Developers Conference, Satoru Iwata disse que as vendas do console já tinham atingindo mais de 50 milhões.No Japão até 2010 o Wii já ultrapassou a marca de 11 milhões de vendas, lidera de longe as vendas de consoles da 7ª geração.
Em 2010 Wii vendeu cerca de 20.0 milhões de unidades no ano. Passou a marca de 34 milhões nos EUA e 40 no continente Americano, na soma total tem mais de 84 milhões de consoles vendidos,batendo de longe seus atuais concorrentes Xbox 360 e PlayStation 3.
Enquanto a Microsoft e a Sony têm tido prejuízos produzindo seus consoles, o contrário acontece com a Nintendo. A Nintendo informou ter "otimizado" os custos da produção para poder obter uma significativa margem de lucro com cada unidade vendida. Em 17 de setembro de 2007, o jornal Financial Times relatou que o lucro das vendas do Wii podem variar entre 13 dólares no Japão a 49 dólares nos Estados Unidos e 79 dólares na Europa. Em 2 de dezembro de 2008, a revista Forbes, informou que a Nintendo tem um lucro operacional de 6 dólares por unidade vendida do console.
A Nintendo espera um alvo de marketing mais amplo com o seu console do que os outros da sétima geração. Em uma conferência de imprensa para o futuro jogo a ser lançado para o Nintendo DS, Dragon Quest IX, em dezembro de 2006, Satoru Iwata anunciou:
"Não estamos pensando em combater a Sony, mas sim sobre a forma de muitas outras pessoas começarem a jogar. A coisa que estamos pensado não são mais sistemas portáteis, consoles, e assim por diante, nós queremos novas pessoas jogando novos jogos de diversas maneiras."
Isto acaba se refletindo que os comerciais de televisão financiados pela Nintendo e dirigidos pelo ganhador do Óscar, Stephen Gaghan, na América do Norte garantem que estão fazendo sucesso e aumentando suas vendas com os anúncios na internet. Os principais slogans feitos são, "Wii would like to play" e "Experience a new way to play", tendo as suas primeiras transmissões em 15 de novembro de 2006 e com um orçamento de mais de US$ 200 milhões durante o ano inteiro.
A Nintendo é a primeira empresa a conseguir uma ampla base de estratégia publicitária com os seus vídeos de apenas dois minutos, mostrando diversas maneiras em que as pessoas se beneficiam com o console. A música apresentada aos anúncios foram feitas a partir da canção "Kodo (Inside the Sun Remix)" pela banda Yoshida Brothers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários não serão postados se:
Conter palavras de baixo calão;
Perguntas sobre problemas nos emuladores e roms;
Assuntos diferentes;
Anúncios ou span;
ok!!!