Heretic (Herege em inglês) é um jogo de fantasia em tiro de primeira pessoa desenvolvido pela Raven Software, publicado pela id Software e distribuído pela GT Interactive em 1994.
Utilizando uma engine modificada do Doom, Heretic foi um dos primeiros jogos com possibilidade de fazer o giro de vista não somente horizontal como também vertical, além de manipular objetos. Está no final do post o jogo completo Heretic: Shadow of the Serpent Riders mais o patch para rodar no Windows 9X/ME/XP/Vista/7, que por sua vez, roda clássicos como Doom 1 e 2, e Hexen, jogos que postarei mais adiante. Valeu!!!
História do Heretic
É característica deste jogo o fato de, quando um inimigo morre de maneira violenta, alguns objetos aparecerem no lugar dele. É notável que, além da música de fundo, o jogo também utiliza sons e ruídos como demônios rindo, água gotejando, correntes se quebrando, etc. a fim de aprimorar o realismo do ambiente. Toda a música do jogo foi composta por Kevin Schilder.
A versão original de Heretic é composta por três episódios, cada um deles com oito fases e mais uma fase secreta. No entanto, existe uma edição especial: "Heretic: Shadow of the Serpent Riders" (A Sombra dos Cavaleiros de Serpente), que inclui mais dois episódios. Os episódios originais são: "A Cidade dos Condenados" (City of Damned), onde o jogador é colocado diante de uma cidade medieval tomada por demônios; "O Âmago do Inferno" (Hell's Maw), que se passa dentro de um vulcão em uma ilha remota, transformada em um tipo de inferno e "A Cúpula de D'Sparil" (The Dome of D'Sparil), situada em uma cidade nas profundidades abissais do oceano, que são circundadas por cúpulas de cristal. Ao final deste último episódio, o jogador é colocado frente a frente com D'Sparil, o primeiro Cavaleiro da serpente e vilão princípal de Heretic. Trata-se da fase mais difícil do jogo, já que D'Sparil é o oponente mais poderoso.
O quarto episódio, que existe somente na edição especial, chama-se "O Ossuário" (The Ossuary), uma região cheia de ruínas de um mundo conquistado pelos cavaleiros de serpente séculos atrás. O quinto e último episódio, "O Domínio Estagnado" (The Stagnant Demesne), é o mais difícil de todo o jogo e se passa na fortaleza onde D'Sparil nasceu e viveu. A última fase do jogo se passa num salão de julgamento, todo coberto por metais, onde o jogador terá de matar cinco maulotauros (enormes minotauros que portam marretas capazes de levantar labaredas).
Cronologicamente, Heretic é o primeiro da Saga dos Cavaleiros da Serpente (Serpent Riders), o trio de demônios que vagam de mundos em mundos para provocar o caos e destruição. A primeira seqüência do jogo, HeXen, que também usou uma engine modificada do Doom, foi publicada um ano depois do Heretic, em 1995. O jogo seguinte, HeXen II, foi publicado em 1997 e já foi baseado na engine do Quake, assim como o Heretic II em 1998 - este, um jogo de tiro em terceira pessoa.
No início de 1999, a Raven Software tornou o Heretic um jogo de código aberto, o que permitiu a criação do jogo para Linux e outros sistemas operacionais.
Os inimigos
Os inimigos
O jogo é composto por inúmeros inimigos, sendo todos eles criaturas fantásticas. O primeiro episódio tem cinco tipos de inimigos: as gárgulas voadoras vermelhas (Gargoyles), os monstros de pedra (Golens), os guerreiros zumbis (Undeed Warriors), que atiram machados de ácido e sangue, os discípulos de D'Sparil, vestidos de preto e dourado e que atiram projéteis mágicos de cor violeta (aparecem somente a partir da quarta fase) e, na última fase, uma enorme caveira de ferro portando um elmo com chifres (Iron Lich) que expele forças elementais como esferas de gelo, colunas de fogo e ciclones.
No segundo episódio, aparecem outros dois inimigos: uma criatura que tem enormes lâminas no lugar das garras (Sabreclaws) e pequenos dragões que soltam bolas de fogo (Weredragons). Um terceiro inimigo, o Maulotauro, aparece na última fase.
No terceiro episódio, além dos que aparecem no primeiro e no segundo, existem também cobras (Ophidians) que disparam bombas de veneno. Ao final deste episódio encontra-se D'Sparil, o primeiro do trio dos Serpent Riders. Ele surge cavalgando numa besta (Chaos Serpent) que expele bolas de fogo altamente destrutivas. Morta a besta, resta apenas D'Sparil, soltando seus feitiços. É o mais difícil de todos os inimigos a ser combatido, uma vez que ele tem a faculdade de desaparecer e reaparecer em outros lugares e consegue fazer aparecer subitamente vários de seus discípulos. É necessário praticamente esgotar toda a munição disponível para derrotá-la (quando há munição suficiente). Quando D'Sparil finalmente é morto, seu corpo é envolvido por um grande globo de eletricidade que lhe consome toda a carne, restando-lhe apenas o esqueleto. Todos os seus discípulos também morrem.
As armas
Existem oito armas no jogo, que podem ter a capacidade destruidora aumentada quando se usa um livro de feitiços chamado Tomo do Poder (Tome of Power). A mais básica de todas é um simples bastão. Outras armas são: as luvas do necromante (Gauntlets of the necromancer), que soltam uma descarga elétrica, um bastão élfico que atira pedras de cor amarela (Elven Wand), o arco etéreo (Ethereal crossbow), que atira flechas verdes; as garras de dragão (Dragon claw), uma luva colocada sobre o punho que dispara projéteis azuis. Estas armas aparecem em todos os três episódios do jogo.
Do segundo episódio pra cima, ainda aparecem mais três armas: o bastão do inferno (Hellstaff), cuja ponta termina numa caveira com dois chifres, que dispara projéteis vermelhos mais poderosos que os projéteis azuis das garras do dragão e eventualmente uma chuva ácida, ao ser acionado com o tomo do poder, e ainda o cajado da Fênix (Phoenix Rod), a mais poderosa de todas as armas, que solta bolas de fogo capazes de destruir imediatamente a maioria dos inimigos. Se o alvo fôr muito perto, pode inclusive causar danos graves ao próprio jogador. A terceira arma é o cetro de fogo (Firemace), capaz de atirar projéteis explosivos a uma alta freqüência. Os fantasmas são imunes a ela. Quando acionado com o Tomo do Poder, esta arma solta uma imensa bola de ferro, que destrói imediatamente o inimigo, exceto chefes. Ainda assim, no caso dos chefes, essas bolas ao serem acionadas com o Tomo do Poder sempre correm na direção para onde eles correm, sendo especialmente útil no caso do último chefe (D'Sparil).
Heretic foi o primeiro jogo a criar a inovadora engine do inventário, que guarda certos itens (chamados artefatos), para serem usados no momento que o jogador achar mais apropriado (Que também foi muito útil para combates deathmatch e sendo o fator príncipal para Heretic se tornar um ícone dos jogos on-lines).
Esta é a lista de artefatos do Heretic:
No segundo episódio, aparecem outros dois inimigos: uma criatura que tem enormes lâminas no lugar das garras (Sabreclaws) e pequenos dragões que soltam bolas de fogo (Weredragons). Um terceiro inimigo, o Maulotauro, aparece na última fase.
No terceiro episódio, além dos que aparecem no primeiro e no segundo, existem também cobras (Ophidians) que disparam bombas de veneno. Ao final deste episódio encontra-se D'Sparil, o primeiro do trio dos Serpent Riders. Ele surge cavalgando numa besta (Chaos Serpent) que expele bolas de fogo altamente destrutivas. Morta a besta, resta apenas D'Sparil, soltando seus feitiços. É o mais difícil de todos os inimigos a ser combatido, uma vez que ele tem a faculdade de desaparecer e reaparecer em outros lugares e consegue fazer aparecer subitamente vários de seus discípulos. É necessário praticamente esgotar toda a munição disponível para derrotá-la (quando há munição suficiente). Quando D'Sparil finalmente é morto, seu corpo é envolvido por um grande globo de eletricidade que lhe consome toda a carne, restando-lhe apenas o esqueleto. Todos os seus discípulos também morrem.
As armas
Existem oito armas no jogo, que podem ter a capacidade destruidora aumentada quando se usa um livro de feitiços chamado Tomo do Poder (Tome of Power). A mais básica de todas é um simples bastão. Outras armas são: as luvas do necromante (Gauntlets of the necromancer), que soltam uma descarga elétrica, um bastão élfico que atira pedras de cor amarela (Elven Wand), o arco etéreo (Ethereal crossbow), que atira flechas verdes; as garras de dragão (Dragon claw), uma luva colocada sobre o punho que dispara projéteis azuis. Estas armas aparecem em todos os três episódios do jogo.
Do segundo episódio pra cima, ainda aparecem mais três armas: o bastão do inferno (Hellstaff), cuja ponta termina numa caveira com dois chifres, que dispara projéteis vermelhos mais poderosos que os projéteis azuis das garras do dragão e eventualmente uma chuva ácida, ao ser acionado com o tomo do poder, e ainda o cajado da Fênix (Phoenix Rod), a mais poderosa de todas as armas, que solta bolas de fogo capazes de destruir imediatamente a maioria dos inimigos. Se o alvo fôr muito perto, pode inclusive causar danos graves ao próprio jogador. A terceira arma é o cetro de fogo (Firemace), capaz de atirar projéteis explosivos a uma alta freqüência. Os fantasmas são imunes a ela. Quando acionado com o Tomo do Poder, esta arma solta uma imensa bola de ferro, que destrói imediatamente o inimigo, exceto chefes. Ainda assim, no caso dos chefes, essas bolas ao serem acionadas com o Tomo do Poder sempre correm na direção para onde eles correm, sendo especialmente útil no caso do último chefe (D'Sparil).
Os artefatos
Heretic foi o primeiro jogo a criar a inovadora engine do inventário, que guarda certos itens (chamados artefatos), para serem usados no momento que o jogador achar mais apropriado (Que também foi muito útil para combates deathmatch e sendo o fator príncipal para Heretic se tornar um ícone dos jogos on-lines).
Esta é a lista de artefatos do Heretic:
- Frasco de Quartzo (Quartz Flask): Aumenta 20% da sua saúde (superior aos dos itens de saúde normais do jogo).
- Urna Mística (Mystic Urn): Recupera toda a sua saúde.
- Tomo do Poder (Tome of Power): Aumenta o poder das armas temporariamente.
- Bomba dos Ancestrais (Timebomb of the Ancients): Solta uma bomba (ampulheta), que explode após alguns segundos.
- Tocha (Torch): Ilumina sua visão temporariamente.
- Asas da Ira (Wings of Wrath): Permite voar temporariamente.
- Ovo Morfo (Morph Ovum): Um dos itens mais hilários, que transforma seus oponentes em galinhas inofensivas.
- Esfera das Sombras (Shadowsphere): Deixa o jogador parcialmente invisível durante um tempo.
- Anel da Invulnerabilidade (Ring of Invulnerability): Deixa o jogador imune a qualquer mal temporariamente.
- Artifício do Caos (Chaos Device): Envia o jogador para o início da fase.
Fases do jogo
Observação: as fases em itálico possuem uma saída secreta para a fase secreta. Os episódios marcados com asterisco só existem na edição especial. O episódio marcado com % é incompleto, e só aparece no source port wHeretic ou usando o código ENGAGE61.
A Cidade dos Condenados (City of Damned)
- 1. As Docas (The Docks)
- 2. As Masmorras (The Dungeons)
- 3. A Portaria (The Gatehouse)
- 4. A Torre da Guarda (The Guard Tower)
- 5. O Baluarte (The Citadel)
- 6. A Catedral (The Cathedral)
- 7. As Criptas (The Crypts)
- 8. O Âmago do Inferno (Hell's Maw)
- Fase secreta: O Cemitério (The Graveyard)
O Âmago do Inferno (Hell's Maw)
- 1. A Cratera (The Crater)
- 2. Os Buracos de Lava (The Lava Pits)
- 3. O Rio de Fogo (The River of Fire)
- 4. A Gruta de Gelo (The Ice Grotto)
- 5. As Catacumbas (The Catacombs)
- 6. O Labirinto (The Labyrinth)
- 7. O Grande Corredor (The Great Hall)
- 8. Os Portais do Caos (The Portals of Chaos)
- Fase secreta: A Geleira (The Glacier)
A Abóbada de D'Sparil (The Dome of D'Sparil)
- 1. O Depósito (The Storehouse)
- 2. O Esgoto (The Cesspool)
- 3. A Confluência (The Confluence)
- 4. O Forte Azul (The Azure Fortress)
- 5. A Toca das Cobras (The Ophidian Lair)
- 6. Os Corredores do Terror (The Halls of Fear)
- 7. O Abismo (The Chasm)
- 8. O Domínio de D'Sparil (D'Sparil's Keep)
- Fase secreta: O Aquífero (The Aquifer)
O Ossuário (The Ossuary)*
- 1. Catafalco (Catafalque)
- 2. Fortim (Blockhouse)
- 3. Ambulatório (Ambulatory)
- 4. Sepulcro (Sepulcher)
- 5. A Grande Escadaria (The Great Stair)
- 6. Corredores do Apóstata (Halls of Apostate)
- 7. Baluarte da Perdição (Ramparts of Perdition)
- 8. Ponte Quebrada (Shattered Bridge)
- Fase secreta: Mausoléu (Mausoleum)
O Domínio Estagnado (The Stagnant Demesne)*
- 1. Penhasco Ocre (Ochre Cliffs)
- 2. Correnteza (Rapids)
- 3. Cais (Quay)
- 4. Pátio (Courtyard)
- 5. Hidrante (Hydratyr)
- 6. Colunata (Colonnade)
- 7. Presbitério Corrupto (Foetid Manse)
- 8. Campo do Julgamento (Field of Judgement)
- Fase secreta: O Labirinto de D'Sparil (Skein of D'Sparil)
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