segunda-feira, 26 de maio de 2014

Atari 2600 repostagem

Neste post disponibilizo o emulador do videogame Atari 2600 e a fulllist roms em torrent, que foi um grande sucesso nos anos 80. É só fazer o download e divirta-se ,relembrando clássicos como Pitfall, Enduro, River Raid e mais









Um pouco da história do Atari 2600

Um ano depois do lançamento do Pong, os “gamemaníacos” da época estavam enjoando dessa história de um console que rodava apenas um tipo de jogo. Não podemos culpá-los, acredito que eu enjoaria em menos de um mês de um jogo, cujo conceito é apenas rebater a bolinha de um lado pro outro. Assim, em 1976, a Atari iniciou o projeto Stella, um videogame programável, baseado em cartuchos. O conceito não era novidade, a RCA e a Fairchild também estavam trabalhando em projetos com essa característica.
No fim de 1976 a Atari ficou sem dinheiro para continuar o projeto, e então seu fundador Nolan Bushnell vendeu a Atari para a Warner por 28 milhões. Entusiasmada, a Warner investiu 100 milhões de dólares no Stella, e o Atari 2600 recebeu seu primeiro nome oficial: VCS (Video Computer System).
No fim de 1977 o VCS foi lançado, a um preço de US$ 200,00. Contrariando todas as expectativas, o console não teve muita procura. A principal causa do fracasso inicial deve-se a invasão de consoles baratos (apesar dos pesares, Pong e seus genéricos ainda tinham procura) e outros joguinhos eletrônicos como o Simon, que veio para o Brasil nos anos 80 com o nome de Genius. Em 1978, depois de um desentendimento com algum executivo da Warner, Nolan Bushnell resolveu desligar-se da Atari e seguiu sua vida. E a Atari também, que repensou a sua estratégia para o VCS.
Eis que em 1980 alguém na Warner teve a brilhante idéia: portar um grande sucesso dos arcades para o sistema. Assim, as pessoas comprariam o console para poder jogar no conforto de seus lares seus arcades favoritos. Então Space Invaders, febre nos Estados Unidos na época, foi portado para o VCS, que desfrutou dos resultados imediatos dessa jogada mirabolante. De uma hora pra outra o console virou sucesso absoluto de vendas. Como previsto, as pessoas compravam o VCS com o intuito de jogar Space Invaders em casa.
Um fato interessante foi que um grupo de programadores resolveu deixar a Atari, descontentes com a política da empresa de não dar crédito aos programadores. Esses programadores formaram a Actvision, que produziu verdadeiros clássicos como Pitfall, H.E.R.O., Decatlon, River Raid, Enduro etc. A Atari chegou a processar a Activision por programar jogos para o seu sistema, ela queria exclusividade, mas o processo não deu em nada e a Activision continuou a produzir seus jogos. Isso também abriu o mercado para o surgimento de outras empresas de desenvolvimento, algumas inundando o mercado com jogos de qualidade duvidosa.
Em 1981 mais jogos foram portados dos arcades para o VCS, agora rebatizado para 2600. Entre outros, foram lançados Asteroids e Missile Command. A fatia de mercado da Atari continuava muito superior à concorrencia, porém em 1982 alguns erros mudaram drasticamente o destino do 2600. O primeiro foi o lançamento do Pac-Man, que apesar de ter sido um estrondoso sucesso nos arcades e a versão da Atari até ter tido uma boa aceitação do público, a crítica caiu em cima por considerar a versão portada muito inferior ao arcade. Com isso a Atari teve um pouco de sua credibilidade abalada, e as coisas só pioraram com o lançamento do jogo E.T. Exageros a parte, muitos consideram o jogo como sendo o pior da história dos videogames, e milhões de cópias ficaram encalhadas nos depósitos. Sem ter o que fazer com os cartuchos, a Atari enterrou milhões deles no deserto. 
Por incrível que pareça, o 2600 continuou a ser produzido e a ter jogos oficiais até 1991, significando que ele teve uma vida útil de 14 anos. Qual computador ou console durou tanto tempo? Com isso, considero o 2600 como sendo o responsável por ter transformado o mercado de consoles caseiros no sucesso que é até hoje. Com os erros e acertos da Atari, os sistemas seguintes aprenderam o caminho das pedras e temos um mercado consolidado que gera muito dinheiro e entretenimento.











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