quarta-feira, 28 de maio de 2014

Emulador MSX - repostagem

Mais uma novidade que selecionei para que conheçam o emulador de MSX  para PC.
O arquivo possui todas as roms de jogos, Bios e utilitários juntamente com o emulador
para download. Espero que gostem.














História do MSX
No início dos anos 80, o computador pessoal IBM-PC se tornava mais e mais popular. Embora este computador não fosse difícil de utilizar, ele não era o que podia se chamar "amigável": geralmente era conectado a um monitor verde de fósforo, possuia apenas um canal de som (o som produzido por ele podia ser bastante irritante) e o próprio formato e cor do IBM-PC diziam apenas uma coisa: "este é um computador para ser usado no trabalho!"
Assim, a Microsoft e a ASCII, do Japão, se uniram em 1983 para criar um novo padrão que fosse mais amigável ao usuário, mais "multimídia". Este padrão permitia que, qualquer que fosse o fabricante, um programa que rodasse em um computador rodaria em todos. Este padrão foi chamado MSX.
Computadores MSX foram criados por gigantes da indústria, como Sony, Yamaha, Panasonic, Toshiba, Daewoo, e Philips. Este novo padrão criou uma onda de pânico nos Estados Unidos e Inglaterra. No entanto, as empresas japonesas preferiram não entrar nestes mercados já saturados, e investiram em mercados diferentes, como Europa, Oriente Médio, Extremo Oriente, União Soviética e Brasil.
No Brasil, o MSX conheceu dois representantes: o Expert (produzido pela Gradiente) e o Hotbit (produzido pela Sharp).

O Hotbit seguia fielmente os padrões MSX, enquanto o Expert se desviava um pouco, pois a intenção da Gradiente era usar o MSX para produzir um padrão próprio seu. A tática acabou dando resultado, já que muitos softwares escritos para o Expert acabavam não rodando no Hotbit, e o Hotbit acabava levando a culpa por ser incompatível.
Embora no Brasil houvessem clones de outros sistemas, como o Apple II e o ZX Spectrum, a Gradiente e a Sharp investiram pesado em marketing e acabaram por dominar o mercado da computação daquele tempo.
O MSX era extremamente popular no ensino, e o primeiro computador que eu usei foi um MSX. Também foi o computador na qual aprendi a programar. Ainda lembro com saudade dos laboratórios de informática, com dezenas de MSX ligados a televisores em bancadas...
Com o passar dos anos, novas versões do MSX foram surgindo. O MSX2 surgiu em 1986, o MSX2+ em 1988, e o MSXturboR em 1990. Cada versão com mais velocidade, mais memória e recursos mais poderosos. Infelizmente, o Brasil ficou estagnado na primeira versão (exceto por alguns técnicos que faziam a conversão "artesanal" para o MSX2).
Em 1995, com o mercado já saturado pelos PCs, a produção do MSX foi encerrada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não serão postados se:
Conter palavras de baixo calão;
Perguntas sobre problemas nos emuladores e roms;
Assuntos diferentes;
Anúncios ou span;
ok!!!