sexta-feira, 6 de maio de 2011

Blood - Game PC

Blood (Sangue, em inglês) é um jogo de tiro em primeira pessoa que está na lista dos jogos mais violentos de 1997. Desenvolvido pela Monolith Productions e publicado pela GT Interactive, o jogo se passa em 1928 e por isso possui muitos elementos antigos. Trata-se de um jogo usando o Engine BUILD e seu sistema de Vowels e Raycasting assim como os games Duke Nukem 3D, Shadow Warrior, Redneck Rampage e PowerSlave. Em 1998, a Monolith lançou a sua sequência, denominada Blood II: The Chosen. Está no final do post o download de um dos maiores clássicos imperdíveis para PC e com certeza é garantia de muita diversão.



História do Blood

Caleb é o personagem principal do jogo. Nascido no Texas em 1847, parecia que o destino reservava a ele o gosto pelo sangue. Quando completou cinco anos de idade já estava brincando com armas, e aos dezessete já considerado era um verdadeiro franco-atirador.
Em 1871 Caleb ingressa na seita "Cabal", que é uma seita de adoração a um deus chamado Tchernobog (este nome deriva de Crnobog, da mitologia eslava, que é o oposto de Bielobog; Tchernobog também siginifica "Deus das Trevas" em russo) que viveu há milhares de anos. Lá ele conhece Ophelia, onde os dois tem um relacionamento amoroso e por fim se casam. Além de Ophelia, Caleb conhece também o irmão de Ophelia, que se chama Gabriel, e Ishmael (Jojo) na qual se tornam grandes amigos.
Durante um culto o grupo consegue ressuscitar Tchernobog. O que era para ser motivo de alegria para os quatro, em que tiveram sucesso na ressureição do ser ethereal, imediatamente se tornou motivo de horror e pânico. Tchernobog ordena que a "Cabal" inicie uma perseguição contra eles. A casa de Ophelia inicialmente é incendiada por um grupo de cultistas, e misteriosos assassinatos começam a surgir, com isso Caleb começa a questionar Tchernobog a respeito dos incidentes.
Acusando Caleb de traição, Tchernobog então ordena que seus súditos acabem com Caleb e seu grupo. Inicialmente Ophelia é raptada e morta por Cheogh, Rei dos Gárgulas. Em seguida, Gabriel é levado por Shial, a Rainha das Aranhas. Depois Ishmael é queimado e morto por Cerberus e finalmente Caleb é assassinado pelo próprio Tchernobog. A partir de então, Tchernobog e seus comandados da Cabal começam a espalhar o terror pelo planeta devorando almas.
Caleb se recusa a morrer, e anos depois (precisamente em 1928) ele volta à vida no corpo de um homem, o qual já conhecia. Agora que está reencarnado, Caleb inicia a sua caçada a Tchernobog, disposto a se vingar dele e de todos que estiverem no seu caminho.
Primeiro, vai atrás de Cheogh, o rei gárgula que raptou Ophelia. Sua vingança se inicia em um cemitério (E1M1), onde Caleb encontra alguns cultistas e zumbis. Depois de sair do cemitério, invade uma estação de trem (E1M2), onde vários civis são massacrados pelos cultistas, Caleb, alheio a isso, prefere não ajudar os sobreviventes. No expresso 666 (E1M3), Caleb acaba explodindo o trem e indo parar em um parque de diversões (E1M4) e descobrindo uma passagem para um templo da Cabal (E1M5) e outro templo subterrâneo, interligado por dutos aquáticos (E1M6). Depois de muito tempo explorando o templo, Caleb encontra uma passagem para o Altar da Rocha (E1M7), onde encontra Cheogh. Ophelia está sacrificada no altar. Caleb se desespera e invoca Cheogh, que acaba derrotado na batalha. Caleb, inconsolável com a morte de seu amor, crema Ophelia e explode a cabeça de Cheogh com um tiro de escopeta. Agora só faltam dois servos de Tchernobog.
Uma vez com Cheogh morto, Caleb vai buscar o segundo servo de Tchernobog, Shial, a mãe das aranhas. Primeiro, ele encontra um barco naufragado, repleto de cultistas (E2M1)e vai parar em uma pequena cidade (E2M2), depois de descobrir que os cultistas usavam a região para fazer macabros assassinatos em massa, Caleb procede para um estranho labirinto feito com folhas (E2M3), para um Hotel (que foi totalmente baseado no Hotel de O Iluminado (The Shinning)) (E2M4) e para uma enorme mansão mal assombrada, repleta de Phatasms e zumbis (E2M5). Uma vez provado que nem os mortos param o desejo de vingança de Caleb, uma região de minas abandonadas é descoberta (E2M6) e Caleb vai parar em uma enorme cadeia de minas (E2M7), logo, chega em um templo com uma estranha porta em formato de aranha e descobre ser a caverna de Shial (E2M8). A batalha é feroz e Caleb acaba derrotando Shial e suas filhas e pisando nela com suas botas, vingango Gabriel. Em uma macabra "homenagem" a seu amigo, Caleb consome o coração, vísceras e o sangue de seu corpo para ganhar poder e força. Agora só falta 1 para encontrar Tchernobog.

Missões

As fases são macabras. Funerais, cemitérios, restaurantes que servem cabeças de gente como comida, circos (jo-jo o circo mais famoso do município), hotéis, cidades fantasma, labirintos, hotéis no meio da neve, vulcão, trem fantasma, e muitos outros.

Armas

Uma inovação de Blood é o Secondary Fire, que permite usar um ataque secundário para todas as armas (menos o Life Leech e Napalm Launcher, que só ganharam ataque secundário na expansão "Plasma Pak"). Por exemplo, com o incinerador você pode usar uma bomba incinerante.
  • Pitchfork (Quadridente, tecla 1): a arma inicial, muito fraco, serve para perfurar (e decapitar, como no caso dos zumbis) seus inimigos.
  • Flare Gun (Pistola de Sinalizadores, tecla 2): seus projéteis incineram os inimigos, outros precisam de 2 tiros, 3, 4 ou até 100.
  • Sawed-Off Shotgun (Espingarda de Caça, tecla 3): potente escopeta de 2 canos, pode se disparar um cartucho por vez, ou os dois.
  • Tommy Gun (Metralhadora, tecla 4): uma metralhadora Thompson 1928 super-poderosa, com um tambor que aramzena até 500 balas.
  • Napalm Launcher (Lança-Napalm, tecla 5): lança napalms, a explosão é devastadora. Na expansão Plasma Pak ganhou um modo de fogo secundário, onde dispara um napalm maior que divide-se em vários napalms menores, gerando uma pequena teia de explosões.
  • Dynamite (Dinamite, tecla 6): você joga dinamites e explode o alvo. Conforme segura-se a tecla de ataque pode-se aumentar a distância em que o explosivo é lançado. No modo de fogo primário, a bomba explode imediatamente ao atingir algum alvo ou obstáculo; no modo de fogo secundário, a bomba é preparada para não explodir na hora, podendo assim ser deixada aos pés do usuário ou atirada longe para detonar em questão de poucos segundos, permitindo criar armadilhas para inimigos desavisados. Além da dinamite tradicional com pavio aqui descrita, existem outros dois tipos de explosivos:
    • Proximity Detonator (Detonador de Proximidade): bomba com um sensor de proximidade verde instalado. Uma vez deixado, ele emite um pequeno som "clic!" para indicar que está armado. Explode se algo ou alguém pisar perto dele. Assim como a dinamite padrão, este explosivo também poderá ser lançado ao longe (segurando-se a tecla de fogo para medir a distância) ou jogado aos pés de Caleb.
    • Remote Detonator (Detonador de Controle Remoto): bomba com um sensor remoto vermelho instalado. O jogador poderá deixar quantas destas quiser (seja largando-as a seus pés ou lançando-as longe, na mesma forma dos dois outros explosivos descritos acima)
  • Spray Can (Lata de Spray Aerossol Inflamável, tecla 7): um isqueiro com um spray formando um jato de fogo. Pode ser usado como um pequeno lança-chamas improvisado (fogo primário) ou como uma bomba incendiária (fogo secundário).
  • Tesla Cannon (Canhão Tesla, tecla 8): dispara rajadas de energia elétrica letal. Em fogo primário dispara em rápida sucessão 5 feixes elétricos, enquanto seu fogo secundário concentra e dispara num único tiro uma carga elétrica maior que afeta tudo próximo em sua área de alcance, incluindo o jogador. Na expansão Plasma Pak, ganhou a capacidade de também ser duplicada pelo objeto Guns Akimbo.
  • Life Leech (Sanguessuga de Vidas, tecla 9): consome almas humanas como munição, disparando pequenas bolas de fogo. Em caso de falta de munição, a arma consumirá a saúde de Caleb. Na expansão Plasma Pak ganhou um modo de fogo secundário, onde fica posicionado como uma "torre de tiro" e ataca quaisquer inimigos que estejam por perto - tendo também a desvantagem de poder ser facilmente destruído por alguma explosão acidental ou ataque inimigo, acarretando assim a perda da arma.
  • Voodoo Doll (Boneca de Vodu, tecla 0): permite aniquilar seus inimigos das formas mais obscuras e cruéis possíveis.

    Inimigos

    Normais

    • Zombie (Zumbi): inimigo extremamente abundante no jogo, é um morto-vivo montado com pedaços de cadáveres humanos ao melhor estilo Frankenstein. Eles podem aparecer escondidos debaixo da terra, já aparentemente mortos ou de pé, esperando para atacar. Ao contrário das retratações convencionais de mortos-vivos como sendo lentos, estúpidos e fisicamente frágeis, estes são rápidos, possuem certa força física, atacam a golpes de machados e até podem levantar-se para retomar seu ataque caso não sejam destruídos corretamente. Algumas vezes, ao serem mortos, suas cabeças são arrancadas e podem ser chutadas como bolas de futebol.
    • Templar (Templário): soldado humano a serviço de Tchernobog, possui um rosto horrivelmente desfigurado, o qual esconde por sob o capuz de seu robe. Ele matará sem piedade qualquer um que oponha-se ao seu deus demoníaco. Costuma falar no chamado "Idioma Cabal" - dialeto que mistura latim, sânscrito e francês - para induzir o medo em seus inimigos. Assim como o Evil Ninja de Shadow Warrior, este inimigo também é dividido numa hierarquia simbolizada pelas cores de sua roupa, descrita a seguir:
      • Cultist (Templário Cultista): a variante mais comum, fraca e fácil de destruir, ataca com tiros de espingarda sawed-off e ocasionalmente atira bombas de dinamite. Veste um robe religioso na cor marrom ou bege com uma faixa amarela.
      • Fanatic (Templário Fanático): considerado superior ao Templário Cultista, usa como arma uma metralhadora Tommy Gun e, ao contrário do que consta nos manuais oficiais do jogo, não pode atirar bombas de TNT. Veste um robe religioso na cor cinza-grafite com uma faixa azul.
      • Ackolyte (Templário Acólito, expansão Plasma Pak somente): sendo um "Cultista em treinamento", é a variante mais inferior da Cabal. Possui uma forma de ataque limitada a apenas jogar bombas de dinamite, pois que ainda não conquistou o direito de usar armas de fogo. Veste um robe religioso na cor verde com uma faixa de bronze.
      • Zealot (Templário Zélota, expansão Plasma Pak somente): tido como uma variante superior ao Templário Fanático em termos de força, combatividade e devoção fanática a Tchernobog, compõe a elite da Cabal. Sua arma preferencial é o Canhão Tesla, além de vestimentas à prova de eletricidade para tornar-se impermeáveis a um ataque da mesma arma utilizada por eles. Veste um robe religioso na cor azul com uma faixa de prata.
      • Priest (Templário Sacerdote, expansão Plasma Pak somente): a variante superior da hierarquia da Cabal, são templários especialmente treinados para substituir Caleb e seus amigos como os "Escolhidos de Tchernobog". Comporta-se exatamente como o Templário Cultista, mas possui o triplo de sua saúde e não atira explosivos. O maior perigo de um Templário Sacerdote é que ao ser morto ele imediatamente transforma-se na temida Besta (ver mais abaixo). Veste um robe religioso na cor vermelho-sangue com uma faixa de ouro.
    • Bloated Butcher (Açougueiro Inchado): carniceiro morto-vivo, lento porém muito resistente, ataca com cutelos e gosmas de ácido. Vulnerável a fogo e tesla.
    • Gargoyle (Gárgula): o inimigo aéreo do jogo, é forte, veloz e extremamente perigoso. Pode aparecer dormindo como estátua de pedra ou já ativo em carne e osso. Ele atira ossos afiados e ataca a golpes de suas garras afiadas.
    • Spider (Aranha): também muito perigosa, sua picada é tóxica e acumulativa, ou seja, picadas múltiplas num curto espaço de tempo provocam um tempo maior de envenenamento. Existem dois tipos distintos de aranhas:
      • Vermelha: sua picada causa uma temporária distorção visual semelhante a uma embriaguez, comprometendo a capacidade de coordenação de sua vítima.
      • Verde: um pouco maior que a aranha vermelha, sua picada causa cegueira temporária.
    • Hell Hound (Cão Infernal): demônio semelhante a um mastim, não possui muita duração física, mas ataca com mordidas e cospe jatos de fogo (este ataque pode matar rapidamente). É vulnerável a tesla.
    • Gill Beast (Besta Branquial): monstro aquático que lembra um tipo de tubarão bípde. Enquanto fora da água é lento e descoordenado, em seu elemento natural é um predador veloz e mortal. Ataca com mordidas de suas mandíbulas enormes e em grupos poderá também bloquear o movimento de suas presas e impedí-las de sair de dentro d'água, matando-as por asfixia.
    • Bone Eel (Enguia Esquelética): uma enguia morta-viva com somente ossos à mostra, aparenta ser inofensiva, mas atacará o jogador pelos lados e costas. Possui pouca saúde e pode ser derrotada com alguns poucos ataques. Existem somente na água, porém nas primeiras versões do jogo, em decorrência de um bug, estes seres podiam nadar também através do ar, podendo assim perseguir suas vítimas fora da água.
    • Rat (Rato): rasteja pelo chão e ataca mordendo seus adversários. Caleb pode matá-lo com suas armas ou simplesmente pisando nele.
    • Bat (Morcego): ele não ataca, mas tem o péssimo hábito de grudar no rosto de um oponente enquanto este enfrenta outros inimigos - principalmente no caso de o jogador estar utilizando armas explosivas, o que pode resultar numa explosão potencialmente fatal.
    • Choking Hand (Mão Sufocadora): uma mão decepada que costuma agarrar-se ao pescoço de sua vítima para estrangulá-la até a morte. Anda nas pontas de seus dedos, de certa forma semelhante ao Mãozinha da Família Addams. Tem a capacidade de falar, embora não possua boca ou cordas vocais para isto.
    • Phantom (Fantasma): assombração que em tudo lembra a clássica retratação do Ceifador Sinistro. Ataca disparando projéteis espirituais em forma de caveira e a golpes de sua foice. Normalmente intangível, torna-se fisicamente vulnerável no exato momento em que ataca.
    • Chrysalid Pod (Crisálida, expansão Plasma Pak somente): uma espécie de planta carnívora na cor verde, que cospe bolas de ácido e desfere golpes com seus tentáculos preensíveis.
      • Fire Chrysalid Pod (Crisálida de Fogo, expansão Plasma Pak somente): variante de cor vermelha do inimigo descrito acima, suas raízes descem até as profundezas da Terra, permitindo a ela atirar bolas de fogo em lugar de ácido.
    • Mini-Caleb (Miniatura de Caleb, expansão Plasma Pak somente): versão em tamanho minúsculo de Caleb. Costuma aparecer de fragmentos de vidro de espelhos e janelas quebrados. Possui os mesmos atributos de Caleb, mas falam as mesmas frases com uma voz extremamente aguda. Este inimigo é uma referência ao filme Army of Darkness.

      Chefes
      • Ceogh/Stone Gragoyle (Gárgula de Pedra): o senhor de todos os gárgulas e chefe do primeiro episódio, possui pele de pedra e muito mais saúde que seus companheiros carnais. Possui garras gigantescas e em lugar de ossos atira bolas de energia maligna de seus olhos.
      • Shial/Mother Spider (Aranha-Mãe): a rainha das aranhas, não possui ataques próprios. Ela ataca conjurando infinitamente seus filhotes (aranhas normais). É o chefe do segundo episódio.
      • Cerberus: o chefe do terceiro episódio é um imenso cachorro de 2 cabeças que cospe fogo. É vulnerável a rajadas de tesla em modo secundário.
      • Tchernobog: o chefe final do jogo, para enfrentá-lo deve-se primeiramente vencer simultaneamente os 3 chefes descritos acima.
      • Beast (Besta, expansão Plasma Pak somente): chefe do episódio extra contido na expansão Plasma Pak. Quando um Templário Sacerdote (ver mais acima) é morto em combate, transforma-se instantaneamente na Besta, um monstro de pele cinzenta e olhos vermelhos difícil de destruir. Este ser ágil e forte ataca com golpes de suas garras e com um pisão que causa um terremoto concentrado. Este último ataque transpassa a proteção de qualquer armadura e atinge seu alvo mesmo se este estiver pulando ou voando.


       











        Um comentário:

        Comentários não serão postados se:
        Conter palavras de baixo calão;
        Perguntas sobre problemas nos emuladores e roms;
        Assuntos diferentes;
        Anúncios ou span;
        ok!!!