quinta-feira, 17 de julho de 2014

Emulador Game Gear - repostagem

De fato, o Game Gear nada mais é que um Master System portátil porém com uma Paleta de Cores de 4096, com a função de concorrer diretamente com o Game Boy da Nintendo, o Lynx da Atari e Turbo Express da Nec.Deixo disponível o download do emulador mais todas as roms e boa diversão a todos.






Um pouco da história do Game Gear

Chamado "Projeto Mercúrio" durante o seu desenvolvimento, o Game Gear foi lançado inicialmente no Japão, em 6 de outubro de 1990. Na América do Norte e no Brasil foi lançado em 1991, e na Europa e na Austrália foi lançado em 1992.

O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas o Game Gear leva vantagem por possuir uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som stéreo. O Game Gear inclusive contém um modo de compatibilidade com o Master System, permitindo a execução dos seus jogos através de um adaptador (pois o tamanho dos cartuchos é diferente), mas não sendo possível o contrário, devido a citada maior paleta do Game Gear.

Mesmo possuindo especificações técnicas superiores em comparação ao Game Boy, o Game Gear não conseguiu conquistar o mercado esperado por diversos fatores, dentre os quais destacam-se:

  • Mesmo sendo um portátil, o Game Gear ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente, o que dificultava seu transporte.
  • A necessidade de 6 pilhas AA para fazê-lo funcionar;
  • A tela possui iluminação interna que consome muita energia, acabando com as pilhas com poucas horas de uso;
  • O Game Boy foi lançado um ano antes e já havia ganhado boa parte do mercado, com uma disponibilidade muito maior de jogos.
O Game Gear foi mais uma tentativa da Sega em copiar uma boa idéia da Nintendo que deu certo. Lançado em 1991, o portátil tinha grande superioridade técnica sobre o concorrente GameBoy: possuía umaótima tela colorida de cristal líquido que podia usar uma palheta de 4096 cores, utilizava o mesmo processador Z-80 de 3.58 MHz do Master System e tinha parrudos 24K de memória RAM. Tudo indicava que o portátil da Nintendo iria ser destronado com facilidade...

Mas parece que a Sega não tinha aprendido a lição, pois o Game Gear padeceu dos mesmos problemas que fizeram com que o Master System afundasse diante do NES: falta de bons e criativos jogos de outras fabricantes e marketing inadequado. Na época do lançamento do Game Gear, a Sega voltou toda sua atenção na disputa do mercado de 16 bits entre Genesis e Super Nintendo, deixando o suporte ao portátil às traças... Mais uma vez, a companhia viu morrer lentamente um grande console em suas mãos.

Apesar de não fazer nem cócegas à supremacia do GameBoy, o Game Gear não pode ser considerado um fracasso comercial. Ele sustentou a segunda posição no mercado de portáteis durante os seus anos de vida, e mais de 250 jogos foram produzidos para ele. Alguns muito bons por sinal.

Em relação aos acessórios, os usuários do Game Gear não tiveram do que reclamar. O mais famoso deles foi o adaptador que permitia aceitar jogos do Master System. Tivemos também o sintonizador de TV e rádio, que mais tarde parou de ser produzido por problemas legais; o ampliador de imagens e o cabo para linkar 2 portáteis para travar batalhas com amigos possuidores do mesmo cartucho.

O Game Gear parou de ser fabricado em 1997 em todo o mundo, e agora só vive nas lembranças dos fãs e nos emuladores do portátil que se espalham por toda a Internet.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não serão postados se:
Conter palavras de baixo calão;
Perguntas sobre problemas nos emuladores e roms;
Assuntos diferentes;
Anúncios ou span;
ok!!!