sábado, 19 de março de 2011

Emulador Atari ST + Roms Fullset

O Atari ST é um computador pessoal que foi lançado pela Atari Corporation em 1985 e disponível comercialmente a partir do início de 1990.O Atari ST era parte da geração 16/32 bits de computadores domésticos, com base no Motorola 68000 CPU , com 512 KB de RAM ou mais, e de 3 ½ "dupla face dupla densidade disquetes como armazenamento (nominalmente 720 KB) é uma exceção aos consoles lançados como o Atari 2600 e posteriores. Deixo o download de 5 emuladores mais 4941 roms para experimentarem e se divertirem a vontade.



História do Atari ST

Quando o fundador do Commodore Jack Tramiel deixou a sua empresa em janeiro de 1984 ele estava procurando uma empresa de computadores novos que poderiam adquirir. Ele finalmente assumiu a Atari, que estava em dificuldades financeiras na época. Shiraz Shivji, o pai do C64 que viera a bordo, juntamente com Tramiel, pediu para desenvolver uma nova tecnologia de baixo custo, o sistema computador high-end.

Shivji começou a desenvolver um sistema de computador usando o Motorola 68000 CPU, um processador de 32 bits com um barramento de 16 bits de dados (daí o nome "ST", que oficialmente significa "Dezesseis / Trinta e dois"). A ST original apresentado 512 KB de RAM e um disquete de 3.5 ", no entanto Shivji foi capaz de construir o sistema usando um mínimo absoluto de hardware que permitiu manter os custos baixos.

Após o projeto de hardware foi concluído que tinha que olhar para um sistema operacional - o desenvolvimento de uma OS não era uma opção como a ST foi planejado para enviar em breve. A Microsoft ofereceu uma versão Windows para o ST, mas este teria tido dois anos como o DOS não rodar 68K em hardware.

Optou-se  finalmente por CP/M-68K Digital Research, que era essencialmente uma porta direta do CP / M original do sistema operacional, maduro, mais GEM da Digital Research, interface gráfica do usuário. O problema com esta decisão foi a de que o CP / M foi se tornando cada vez mais ultrapassada, em comparação com o MS-DOS 2.0 em 1985, não suportar sub-diretórios e não ter um sistema de arquivos hierárquico, por exemplo.

A Digital Research já estava trabalhando em um sistema operacional chamado GEMDOS melhorado, e, finalmente, parte integrante do OS GEMDOS em CP / M pode realizar um sistema de arquivos hierárquico, por exemplo. Então, finalmente, o OS Atari, oficialmente chamado TOS (Sistema Operacional), foi uma CP / M porta com GEM e biblioteca personalizada.

O ST foi o primeiro Atari 520ST que foi lançado em 1995. A máquinas eram iniciadas a partir de um disquete, outros mais tarde teve o TOS em uma ROM onboard. O ST foi menos dispendioso do que o Apple Macintosh Plus, que foi rápido e se tornou bastante popular devido ao seu bom preço / performance. O Atari ST, incluindo software de emulação de terminal também foi muito mais barato do que um terminal VT220 Digital, por exemplo.

Os principais concorrentes do Atari ST foram o Macintosh da Apple e do Commodore Amiga. O Macintosh foi limitada a uma tela monocromática de menor tamanho embutido no monitor, na realidade, o Atari ST foi o primeiro computador a vir com um total mapeamento por bit de cor GUI e que era considerado um CAD barato mas poderoso e para computadores de escritório. Foi também o primeiro computador doméstico com suporte MIDI integrada, o que tornou bastante popular entre os músicos.

O 1040ST foi o primeiro computador pessoal fornecido com uma configuração de base RAM de 1 MB, e em US $ 999  nos E.U.A., se tornou o primeiro computador a quebrar a barreira do preço de US $ 1000/megabyte. Teve também um built-in drive de disquetes. Uma versão com uma cpu em forma de caixa, um teclado separado de alta qualidade interna e slots de expansão, que foi enviado como o Mega "para satisfazer as necessidades do mercado profissional.

No final de 1989, a Atari lançou o STE, a primeira grande reformulação da plataforma desde a versão original do ST os quatro anos anteriores. Ele apresentava um TOS atualizado e hardware melhorado - uma paleta de cores de 4096 cores, suporte Genlock, um chip blitter que poderiam mover rapidamente grandes blocos de dados, melhor som e mais portas para joystick. No entanto, ainda usavam o mesmo processador Motorola 68000 de 8 MHz.

Houve alguns problemas graves com os modelos STE. Primeiro de tudo, houve conflitos de hardware e software que fez a sua incompatibilidade com um certo número de programas e expansões dos modelos ST clássico. Além disso, havia apenas muito poucos programas que façam uso dos recursos avançados STE, a maioria dos softwares ainda suportado apenas os recursos de hardware conhecido ST.

O TT high-end workstations orientada ("Thirty-two/Thirty-two" usando um de 32 MHz CPU Motorola 68030) foi lançada em 1990, também com gráficos melhorados, os chips de apoio mais poderosos  e um disco rígido integrado. Houve também um transporte STE no caso TT, este era chamado de Mega STE, que decorreu de 16 Mhz e tinha melhorado muito mais destaque em relação ao STE original, mas foi muito menos caro do que o TT.

O computador ST passado foi o Falcon, um computador multimídia também se baseia no funcionamento Motorola 68030, de 16 MHz, mas com gráficos melhorados e chips personalizados, incluindo alta qualidade de áudio DSPs. Lançado em 1992, foi cancelado pela Atari no ano seguinte.

Em 1993, a Atari cancelou o desenvolvimento de todo o hardware ST. Alguns vendedores continuaram com a Falcon e máquinas TT-compatíveis com 68.040 e até 68.060 processadores (o chip Motorola, que foi originalmente planejado para desafiar o Intel Pentium, mas nunca foi usado pela Apple por causa de sua opção para a arquitetura PowerPC).

Ainda hoje, e apesar da falta de um fornecedor de hardware, existe ainda uma pequena comunidade dedicada a manter ativa a plataforma ST vivo.





Download dos arquivos





AtariST_Emu_link1  Atari_ST_Emu_Link2

AtariST_Roms_part1  AtariST_Roms_part2  AtariST_Roms_part3  AtariST_Roms_part4

AtariST_Roms_part5  AtariST_Roms_part6  AtariST_Roms_part7  AtariST_Roms_part8

AtariST_Roms_part9  AtariST_Roms_part10  AtariST_Roms_part11  AtariST_Roms_part12

AtariST_Roms_part13  AtariST_Roms_part14  AtariST_Roms_part15




Um comentário:

  1. Puxa amigo os links não funcionam poderia coloca-los novamente fico agradecido.

    ResponderExcluir

Comentários não serão postados se:
Conter palavras de baixo calão;
Perguntas sobre problemas nos emuladores e roms;
Assuntos diferentes;
Anúncios ou span;
ok!!!