sábado, 19 de março de 2011

Emulador DosBox para games pc antigos

DOSBox é um emulador de PCs anteriores ao "Ligar e Usar", e que permite utilizar programas antigos feitos para DOS ... usando o material da época... em especial placas de som e de gráficos não reproduziveis pelo Windows, ou que deixaram de funcionar devido a 'velocidade excessiva' para o qual não foram feitos.
Foi testado e aprovado pelo blogmaster  e recomenda-se para garantia de diversão.



Funcionalidades do DosBox

Assim voltamos a poder utilizar jogos para DOS feitos para placas de som com as limitações da época ... que hoje são ignoradas pelo novo Hardware! O Hardware antigo é simulado incluindo a placa de som de modo que você possa desfrutar dos jogos antigos que deixaram de funcionar devido à crescente velocidade dos novos PC's ou pelas alterações de hardware que os privaram de som.

Adicionalmente o DOSBox existe para vários sistemas operativos. Pode ser usado nos novos MS-Windows , Linux , FreeBSD e seus descendentes incluindo o Mac OS X. Isso significa que funciona em PCs como em MACs... e outra vez com som!...
USO: O DOSBox emula o PC com placa de som e apresenta um pequeno simulacro de DOS, o básico necessário para poder ser utilizado.
Para iniciar o DOSBox você só precisa de, uma vez em funcionamento, indicar a directoria/pasta que irá ser considerada "disco C:" Para isso use o comando "MOUNT C <pasta>" ... Por exemplo:
MOUNT C d:\jogos ... Note que o disco C é indicado SEM o ":"
Seguidamente mova-se para o disco C com o comando de DOS "C:" seguido de "CD <nome do jogo>" e então já pode digitar o nome do jogo.
Exemplo:
Z:\>                 (você está no disco virtual Z)
Z:\> C:            (mudar para o disco virtual C)
C:\> dir /w      (ver as pastas onde estão os jogos para DOS)
....                  (aqui aparece a lista das pastas de cada jogo - não reproduzo)
C:\> cd KEEN6      (vou para a pasta KEEN6 para poder chamar esse jogo que havia 
perdido o som)
C:\KEEN6> KEEN6      (...e chamo o programa !!! e jogo-o!)        

Importante:
  • 1-Alguns programas devem ser configurados previamente - usualmente com SETUP)
  • 2-Pode-se alterar a velocidade da simulação com as teclas Ctr-8 para reduzir a velocidade, e Ctr-F12 para aumentar.
A janela indica um numero de ciclos de CPU - 3000 equivale, mais ou menos,
a um 486 a 30MHz. 
    Para jogos mais exigentes convém subir para 20000. Os incrementos são de
500 ciclos cada Ctr-F12.
  • 3 - Alt-Enter faz alternar entre janela e ecrã inteiro.
Divirta-se! Há jogos fabulosos que agora são Abandonware e estão disponiveis gratuitamente.


Vantagens:

  • DOSBox tem um emulador de Processador x86 em vez de uma interface de compatibilidade como o Dosemu ou os VDMs para windows ou OS/2 que dependem, estes ultimos, da capacidade de virtualização de um processador da família 386 da Intel. Assim o DOSBox não necessita nem de um CPU x86 nem de uma cópia do MS-DOS ou outro DOS para funcionar. Pode por isso ser usado em outros Processadores CPUs. Programas/Jogos que requerem que o CPU esteja no modo 'real' ou no modo 'protegido' também não são problema.
  • Dynamic CPU core: Em sistemas que executem instruções específicas do i386, a tradução de instruções dinâmicas é utilizada para melhor performance. Para comparação: em sistemas que não são compatíveis com x86 é feitas uma emulação total... que exige maior trabalho e uma queda significativa na performance. Por exemplo: Um PowerPC G4 1.6GHz consegue emular apenas um sistema próximo de um 486 de 50MHz com as configurações padrão; mas num Pentium II poderia emular um sistema bastante superior ao 486/50MHz referido.
  • Emulação Gráfica: Modo texto, Hercules, CGA, EGA, VGA (incluindo o Modo X e outros modos), VESA e emulação total de placas S3 Trio 64.
  • Emulação sonora: De placas Adlib, PC speaker, Tandy, Sound Blaster, Creative CMS/GameBlaster, Disney Soundsource, Gravis Ultrasound, and MPU-401.
  • Emulação de Network : Simulação de Modem através do protocolo TCP/IP, possibilitando os jogos antigos de DOS com suporte a multiplayer serem jogados na internet. Oferece suporte também a IPX, o que permite a jogos antigos, que tenham suporte 'multiplayer' via IPX, serem jogados na internet e em rede local.
  • Interface: Ele contém uma interface própria baseada em DOS, em vez de ser apenas um emulador de máquina virtual como o Bochs.
  • Suporte a imagens iniciáveis : Além do núcleo integrado, o DOSBox também corre imagens de jogos antigos feitos para funcionar sem nenhum sistema operativo específico.

Problemas:

Como quase todos os programas que emulam sistemas, o DOSBox precisa de uma capacidade de computação muito maior que a do sistema emulado (velocidade do processador) para emular na velocidade adequada o programa que estamos a utilizar. Ou seja: o resultado final depende do software que está sendo emulado (as suas exigências) e em que plataforma (a velocidade que temos disponível) onde o emulador está sendo executado. Além disso, alguns programas de DOS que funcionam em modo protegido, o que inclui a maior parte dos jogos 3D lançados após 1993, podem ficar mais lentos, já que em modo protegido a emulação é um pouco mais exigente. Solução: Adaptar o nº de ciclos utilizando as teclas de atalho Ctrl-F11 e Ctrl-F12. Mas atenção: Esta adaptação tem como limite a plataforma que você está a usar! 1GHz é o limite mínimo neste caso especial.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários não serão postados se:
Conter palavras de baixo calão;
Perguntas sobre problemas nos emuladores e roms;
Assuntos diferentes;
Anúncios ou span;
ok!!!